sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Palavras, contextos e acima de tudo decepções.

Não há receita para felicidade.

Dinheiro não compra felicidade.

Felicidade não é ser, mas estado.

Felicidade não é a ausência de tristeza.

Assim como o amor não é a ausência de sentimentos "ruins".



Eu amo musicas eu encontro significados nelas que até eu me espanto, significados meus. Louis armstrong falou algo em uma musica sua que é algo mais ou menos assim.

"Não é a terra ou o mundo que é ruim, mas sim o que fazemos com ele que o torna ruim."

Quase tudo que é feito de ruim tem três origens o mal entendimento de palavras ou apenas vingança ou em casos especiais pessoas que praticam maldade por sentir prazer em fazê-las.

Em uma busca incessante por respostas que é natural do ser humano, deterioramos termos ou simplesmente assumimos que eles tem determinado significado para nós a partir de nossas experiências de vida.
Por exemplo: quem ama muito, quando abandonado se torna amargo(momentaneamente ou não) se por acaso essa pessoa venha a tratar do assunto amor sem ter se recuperado do tombo que levou tudo que fizer seja ler, falar ou escrever será inclinado para uma forma mais melancólica e mais perversa. Ao contrario de quem está bem amorosamente, que normalmente escreve tudo sobre o assunto(Amor) com a visão que o seus olhos agora têm.

Você tem uma bíblia, mas varias religiões com conceitos diferentes sobre aquilo que a mesma lhe mostra.

Em papel você tem governos ou sistemas políticos ou teorias maravilhosas, mas quando tudo isso cai nas mãos do ser humano quase sempre sai de maneira a beneficiar aquele que o leu ou elaborou.

Seja por qualquer sentimento: Avareza, paixão, compaixão, amor, ódio, asco.
Ou por tudo aquilo que possivelmente o motiva.

O que nos leva a algo mais profundo, que é a mudança de pensamento a partir daquilo que estou sendo em determinado momento.

O controle como Skinner fala existe, o que as pessoas fazem com ele é outra historia. O amor como eu falo existe, mas o que as pessoas fazem com ele é outro conto.

Assim como amor é amor.

E controle é controle.

E o que eu e Skinner (não é minha intenção me igualar a qualquer autor de prestigio ou renome ou sem renome ou o que quer que seja a intenção é só falar de crenças diferentes) fazemos com esses dois termos é um outro episódio.

O que torna simples o fato de que toda vez que alguém aparece em nossas vidas com ações diferentes das nossas e nos surpreende por nos conquistar (namoro ou amizade), nos leva a crer que é possível que estejamos errados naquilo que pensamos (seja por essa pessoas ser em uma hierarquia qualquer ela ser supostamente mais qualificada do que eu) e quando essa pessoa se torna ou se mostra ou corrompe a visão que supostamente colocamos sobre ela, nos faz questionar aquilo que acreditamos.

Então manipulação existe?

Sim, mas o que você faz com ela é o que o torna especial ou não para mim.

Amor eterno existe?

Sim, as pessoas só empregam esse termo da maneira que lhes é conveniente.



O mundo que Louis Armstrong cita em sua musica " What a wonderful world " existe?

Talvez, cabe a mim e a você ver as palavras e os contextos, para nos decepcionarmos ou não.


Ps: Na verdade não cabem nem a mim dizer que elas existem, mas que sim eu irrefutavelmente acredito nelas.

3 comentários:

Simone Brasil disse...

Um fica a dica: Preste atenção nas pessoas para as quais vc está canalizando a sua decepção. Elas podem nada ter a ver com isso.

CL disse...

Cl`s back. Arranjei um tempo pra ler seu blog, Olhaaaaaa. xD

A verdade é que como todos os seus textos, precisaria ler umas 3 vezes pra entender completamente. E isso, por enquanto, ainda é um tempo que não disponho. Minhas sinceras desculpas, desde já, por qualquer ignorancia.

Eu não questiono de nada do que você disse Guga.

O amor e todas essas coisas existem? Eu acho que sim. E mesmo que não existam, assim como o papai noel, fazem um importante papel nas nossas vidas. Fazendo-nos sonhar por algum periodo.

Você sempre falou sobre o amor com ares de especialista. E eu sempre ouvi e admirei sua fé cega e inabalavel. Mas cara, você já pensou, só por um instante, que talvez quem esteja distorcendo o amor, seja quem está vivendo-o? E quem esteja dando essa visão que você chama de "amargurada" esteja apenas olhando de um ponto de vista sobrio?

Sei lá Guga, acho que cada um tem a sua verdade, como cada um tem seu jeito de amar. E essas coisas não se classificam, nem se desprezam. Só se respeitam.

Abraços, saudades cara.

Gustavo disse...

Querido CL é exatamente o que esse post quer dizer que cada um acredita no que acredita e que não cabe a eu julgar.

Eu só achei algo interessante, quando se dá um pé na bunda de alguem a pessoa que o levou completamente apaixonada pela outra fica em seu estado normal?

Porque o seu sóbrio remete a mim a normalidade e não a tristeza causada pelo abandono, porque se foi isso que você disse "descarte" o que eu disse.

E espero que você continue assim acreditando no que acredita porque isso lhe fará feliz e é isso que importa para mim amigo.

Quanto a mim... eu sei o que vejo, mas minha fé nelas continua inabalavel.