sexta-feira, 3 de junho de 2011

PERIGO!!!

A verdade se tornou obsoleta... Imoral e principalmente tornou-se algo raro.
Não se vê mais a integridade de alguem o que se vê é uma constante busca para poder encontrar meias verdades.
Uma consequencia inefavel dessa falta de "verdade" ocasiona duas vertentes... Na valorização da mentira ou na desvalorização da verdade.
Não posso pedir a Utopia de que as pessoas não mintam e que tudo que seja dito seja a verdade... uma vez que a mentira possui o grande significado de proteção e acabar com essa proteção é deixar o individuo exposto ao seus maiores medos.
Apenas falo aqui da real necessidade de obter uma verdade moral. Do reconhecimento do erro e não de sua camuflagem.
A falta da "verdade" leva a distorção dos sentimentos ou a propria camuflagem ou a proteção de algo que tá dando errado, mas que o contexto trás proteção real e cognitiva. Afirmo de forma indefinida, pois tambem me acusa a minha propria duvida de que o processo de felicidade se esconde por trás da "perfeição" gerada pela zona de comforto... Ninguem quer estar na angustia, mesmo que ela leve a superação.
A improbabilidade das possiveis consequencias que a verdade carrega consigo é mais amedrontador do que o comportamento ético e consequentemente moral. O encaixe das situações cotidianas e o reforço gerado pela sociedade para a mentira, faz dela o martir da humanidade o que faz surgir algumas frases do tipo: "Ele rouba, mas faz"; "Eu te amo, mas não posso deixa-lo". Entre muitos outros clichês.
A falta da verdade leva a uma dicotomia, uma vez que um dos maiores sentimentos gerados pela verdade é a confiança. Com a falta da verdade a confiança muda seus padrões e eleva a condição de alienação...

Entretanto uma coisa pode ser dita: O que se perde aqui, não é algo que possa ser recuperado... Ou até possa... Se você achar é claro que liberdade, verdade e confiança tem como sinônimo o "TALVEZ".

Nenhum comentário: