terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mais do mesmo.



Acredito que somos melhores como seres intuitivos do que como seres intelectuais. (Steven Spilberg)

Pode ser que tudo que somos seja uma construção dos erros e dos acertos daquilo que fizemos no passado, mas acredito que o que realmente somos vai muito além de uma analise complexa ou simplista de nossas ações, na verdade o que realmente entendo por ser humano vai além do próprio molde de construção social.
Há uma frase de um autor da psicologia no qual eu esqueci o nome... Ele diz: Que nascemos diferentes e morremos iguais.
Há uma veracidade nessa frase tão incrível que ela me dá calafrios, sei que pode parecer estranho, mas apesar dos estudos psicológicos, eu nunca tinha pensado em construção social, como uma construção que visa à igualdade dos indivíduos... Quer dizer, não da maneira como vejo agora. A necessidade do ser humano tratar o outro como igual não era uma idéia social, mas apenas um indivíduo que pensou diferente, disseminou sua idéia e por algum motivo ou circunstância ela foi aceita (assim como a idéia de saúde mental de Foucault ou a própria construção de individuo social de Vygotsky). Entretanto o que realmente me parece na citação é que nascemos instintivos a nossa maneira, mas dando e perdendo mais espaço para uma noção arbitraria e nenhum pouco social na idéia vygotskyana da nossa intelectualidade nos tornando por conseqüência seres muito mais racionais do que emocionais.
Quando menciono intelectualidade ou racionalidade não pretendo desmerecer o que somos hoje como espécie evolutiva e o que conquistamos em cultura, arte, filosofia, política entre outros, entretanto tenho certeza que essa mudança só surtiu efeito, porque que os indivíduos percussores das idéias de mudança realmente acreditaram naquilo que lhes era verdadeiro e realmente sentiram que aquilo era muito mais que apenas uma idéia revolucionaria, mas que era uma necessidade do seu ser de colocá-la em prática. Discurso apenas que as características mencionadas anteriormente podem e servem como meio de bloqueio na busca daquilo que somos e que almejamos ser.
E eu ainda me surpreendo quando na área que estudo a autores que incentivam essa intelectualidade e que a aquisição dela na maior parte de nossas vidas nos trará de alguma forma uma vida mais plena e mais feliz, na verdade, acho que tudo que essa racionalidade traz é uma distorção. Sendo essa distorção uma possível causa de muitos dos sofrimentos que acomete o ser humano como organismo único.
Porque ser intuitivo não é perder a noção do “porque” fazemos, porque na verdade é essa a razão pela qual iremos fazer.
Seguir suas idéias ou seus pensamentos é sempre o caminho mais difícil.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Anjo



Alguém que nunca vi aparece em meus sonhos...  E muitas vezes desejo não acordar. Não sei seu nome ou sua idade, o que faz, se tem família ou se simplesmente aparece em meus sonhos só para me provocar, mas sua presença é inebriante.
Sua tez é branca, possui lindos olhos azuis, inquisidores, porém meigos, um sorriso branco e quente, corpo esguiamente magro, cabelos longos e negros, seios fartos e um calor na mão que faz meu corpo parecer gelado.
Ela aparece sempre que meu coração está em conflito como se quisesse apenas me fazer bem, mas nos últimos dias ela tem insistido sua presença mesmo sem estar assim.
Em meu ultimo sonho ela se mostrou intensa e incessantemente provocava em mim um fulgor enorme (não só de cunho sexual, mas também moral, acredito que possivelmente seja ela a voz de minha consciência) – Como ela pode estar em meus sonhos? - Mesmo em situações na qual eu não achava que ela voltaria, ela sempre arrumava um jeito de estar ao meu lado, seja em uma boate, no meio de uma feira ou simplesmente em um lugar onde eu não podia tocá-la.
Seu jeito ao olhar o horizonte comigo enchia meu coração de calor e nesses momentos eu a tocava e tudo... Tudo parecia melhor, melhor do que tudo e então só então ela sorria e iria embora, me fazendo acordar e em minutos de desespero em silencio, meu coração se mostra tão leve que voar seria possível.
Eu me pego desejando que ela estivesse aqui.
.
.
.
.
Será que ela vem?

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Verossimilhança

Porque sentimentos não precisam de rima, métrica ou perfeição gramatical tudo que eles precisam é ser verdadeiros.

Ps: Todo mundo conhece a versão cantada por cheiro de amor, mas eu prefiro a original aos meus ouvidos ela soa... mais verdadeiro.


Minha querida Jocelyn,


É estranho pensar que não ha vejo a mais de um mês.
Eu vi a lua nova, mas não você.
Eu vi crepusculos e alvoreceres, mas não vi seu belo rosto.

Os pedaços do meu coração estão tão pequenos
Que eles passariam pelo buraco de uma agulha.

Sinto saudades de você como o sol sente falta das flores
Como ele sente saudades das flores no inverno mais profundo
Ao invés de iluminar a beleza, meu coração se congela no frio da sua ausência.

O próximo lugar que estarei será Paris
Encontrarei a cidade vazia e fria se você não estiver lá.

A esperança me faz suportar os dias e especialmente as noites
De que a ultima despedida não tenha sido nosso ultimo encontro.

Com todo o amor que eu possuo, continuo sendo seu, William.


Fonte: Filme - Coração de Cavaleiro.