domingo, 5 de outubro de 2008

Verdades Ou Mentiras

O que é ser um herói?
É ser lembrado?
É ser o melhor para a humanidade, para a sociedade?
Que você tem sempre que dizer a verdade?
Que as pessoas precisam acreditar que você é um herói para que realmente seja.
Hum... acredito em cada momento. Um amigo meu me disse que tudo é determinado pelo momento, a situação, o que fazer o como fazer tudo depende de apenas uma variante "o momento". Antes eu não acreditava mas agora faz um pouco de sentido, apesar de ser um ponto bem reducionista de certa forma.
Se ele é preciso ou não. Só Deus sabe!
Acordo todos os dias com todo o meu coração despedaçado pedaço em cima de pedaço, mas faço questão de me levantar porque tenho vinte quatro horas para mudar o mundo.
E amigo é muito pouco tempo.
Então me ponho de pé, e as vezes o chão cede e meus joelhos o toca com um barulho ensurdecedor, mas não posso acordar ninguém, ninguém pode me ver assim. Então me levanto. E vou para a faculdade, ouço professores falarem sobre ética, responsabilidade e tudo é muito superficial, volto e fico pensando comigo o que posso fazer. Qual a minha responsabilidade? E me lembro da aula e noto que ainda que a aula tenha sido uma merda ela me mudou um pouco, pois ao me questionar eu levanto novas perspectivas. Então refaço minha afirmação, não foi uma merda, foi a metade de uma.
Quando acaba a aula eu volto para pegar meu ônibus ou almoçar quando tem aula a tarde. E passo boa parte do tempo baixando arquivos enquanto estudo e ouço musica.
E pela primeira vez notei que muitos do seriados me preenchem mais que alguns livros que leio, que muitas musicas são bem mais pertinentes em idéias do que um artigo. E me dou conta, que vivo em meio a uma anormalidade, e que o normal é taxado como louco.
Volto para a minha cabeça cheia de idéias e noto que não temos que seguir em frente algumas vezes, mais pelo contrario aprender com as experiências passadas é interessante mas não se encaixa perfeitamente na aprendizagem temos que voltar e viver tudo de novo e alguns momentos serão os mesmos enquanto outros serão completamente novos.
Porque perdemos o instinto?
Somos seres humanos mas nos tornamos racionais demais... Para tudo tem que haver uma explicação, uma patologia, uma razão e esquecemos que a razões que a própria razão desconhece.
Onde está a vontade de proteger o próximo? Suprimida em uma sociedade onde temos medo de todo mundo e onde o que realmente interessa é que "farinha pouca o meu pirão primeiro"!?
Então devemos desistir de sermos quem somos?
Politica da boa vizinhança, então reina, e fazer o que?Ser falso né! As pessoas não nos aceitam mais pelo que nós somos, nãoooooo... porque usamos mascaras? E então quem somos? Somos tão bosais assim para esquecermos, de onde viemos e o que vivemos para nos tornar quem somos? E precisamos nos esconder porque a experiência de ser quem sou é dolorida demais!?
Precisamos mentir, mentir sobre quem somos e quando conhecemos alguém e abrirmos uma brecha, a pessoa não nos reconhece e se decepciona, mas ela se decepciona porque nos viu como somos ou porque não mostramos de verdade o que o nosso coração clama e criamos nela uma imagem de quem não somos?
Mentimos todos os dias por "razões" esdrúxulas, "razões" sem sentido. E isso nos machuca, e nos tornamos amargos, porque é muito difícil ser quem somos, então o que seremos brinquedos dos outros, do sistema...
Mentimos tambem para acalmar, para fazer bem ao outro e isso não é necessariamente ruim, ou egoista.
E ai volto para casa e coloco minha cabeça no travesseiro e vejo que hoje foi um dia produtivo... engano meu.
Coloco meu coração a disposição das pessoas, para ser machucado e para ser curado, todas elas tem a chance de deixar algo, só depende delas, serem quem são ou não isso não as torna menos ou mais, pois são pessoas antes de tudo são seres humanos como eu eu apenas peço para que sejam verdadeiras.
Meu Deus como sou ingênuo...
Quando vou aprender que tudo não passa de uma fantasia que sou romântico demais, bobo demais...
Vou lhes dizer quem são os heróis.
Não aquele cara que acabou de evitar uma catástrofe mundial.
Não apenas ele.
Também não é só, um ser humano sem nada que não tem onde cair morto e com cinco filhos, mas que no final do dia vê nos olhos deles um brilho incomum porque são dois brilhos o de ver o pai chegando são e salvo em casa e ver que nas mãos dele tem comida porque ontem não tinha e era provável que hoje também não tivesse.
Não só são eles que são heróis, somos todos heróis, passamos por provações diferentes, todos os dias e ainda assim nos levantamos e as vezes mentimos, as vezes somos outra pessoa, as vezes somos verdadeiros, as vezes somos apenas "Eu".
Mas somos seres humanos gente que é passível de erro, não precisamos ser perfeitos, você só precisa ser você do jeito que você é, seja lá como for e sofra as consequências disso.

9 comentários:

Simone Brasil disse...

"Somos seres humanos mas nos tornamos racionais demais... Para tudo tem que haver uma explicação, uma patologia, uma razão e esquecemos que a razões que a própria razão desconhece."

vc invadiu meu cérebro e tirou essa dos meus pensamentos diários... principalmente em relação à minha raiva da psicanálise.

excelente post.

bjos.

Anônimo disse...

Interessante esse poste seu meu anjo...
Quer falar ????

Bjuss

Anônimo disse...

Bom...
Guga, você faz parte dessa corrente racional demais...
Esse seu romantismo é racional até demais, entende?
Certo, analise do ponto de vista natural. Todas as ações humanas são comparaveis (talvez um pouco toscamente) a atitudes de animais. Olha, a falsidade, mentira e etc, pode ser comparado a...camuflagem de um camaleão! E ter que demitir, trucidar, sacaniar alguem, é a coisa mais comum, a lei da selva, mata ou morre.
Os Tigres de bengala matam até seus filhotes se acharem necessario...entende?

Essa coisa de sinceridade, bondade, fraternidade, é algo que a seculos se mostra inutil, por que seres humanos são animais... e só FINGEM ser racionais...

Só que, admitindo um ponto de vista menos radical. Acho que sinceridade, bondade, fraternidade é algo muito grandioso e altruista. Por isso deve ser confiado as pessoas certas. Somos hérois por fazer isso, mesmo que entregando-o a poucas pessoas. Você, mais que ninguem, sabe que é bem dificil confiar no proximo.

See ya, space cowboy

Gustavo disse...

Concordo com você meu amigo Cl mas são coisas da filogenese, e o ser humano não que eu tenha lido ou visto, na historia como ser humano matou sua prole em relação a beneficio proprio. E amigo os nossos parentes mais proximos numa escala evolutiva são os primatas. Não nego sua afirmação sobre os camaleões ou os tigres de bengala.
Mas devo lhe dizer que o ser humano sempre foi de cuidar daquilo que lhe era caro, não com intensões egoistas mas por simplesmente gostar das pessoas como ela são, perdemos a noção de carinho, perdemos a noção de amar, perdemos a noção de proteção, por uma racionalização que nos prejudica cognitivamente. Agimos em prol do nosso proprio umbigo. E acho uma pena você achar que valores como sinceridade, bondade e fraternidade são inuteis, porque se você der uma pesquisada amigo os maiores pensadores de nossa historia se basearam em noções ridiculas de amor ao proximo para construir suas idéias. Sei que é muito dificil para mim acreditar no proximo, mas não nego ele como ser que diz a verdade e acreditarei em sua verdade até que eu a veja de forma empirica como mentira.
Acreditar na bondade no outro é essencial para evolução, pois amigo nada eu seria sem você e nada você seria sem mim.

Gustavo disse...

Meu romantismo pode fazer parte da racionalidade mas os sentimentos por trás dele são completo instinto de proteção de querer o bem, de amar, não num contexto liquido, mas apenas de amar de forma diferente as pessoas que me cercam. E que contribuem para contrução desse que vos fala.

Simone Brasil disse...

escreve, bam bam bam
escreve, bam bam bam!

CL disse...

Até falei no orkut que não ia responder xD
Mas já que a xu pediu o.o"

Certo... First of all: Os grandes pensadores da história, teoricamente, ajudaram a construir a sociedade que, segundo você mesmo, nós fez perder a noção de carinho, proteção e amor. Divergente, não?

Eu, humildemente, não acho que teoricamente (adoro essa palavra pra esse tipo de coisa) esses valores que citei são inúteis. Mas na pratica, eles são demasiadamente dificeis de serem encontrados em sua forma pura. Portanto, crer que eles existiram como um todo em nossa sociedade é...Inutil. Aliás, deixe-me colocar de um modo mais claro: Utopico (também adoro essa). Por isso, ao fim da minha resposta disse que esse tipo dfe coisa é confiada a um numero reduzido de pessoas. E isso faz de um ponto em comum sua afirmação nada eu seria sem você e nada você seria sem mim.

Entretanto, a evolução só necessita da união em momentos de absoluta adversidade. E não entendo essa necessidade das pessoas de não aceitar os humanos como seres individuais. Não somos formigas entende? Somos uma nova especie de primatas, que mata os tigres de bengala e mata como o tigre de bengala! Que camufla uma largatixa e se camufla como um camaleão! Esse racionalismo em que vivemos que faz com que as coisas estejam erradas.

Mas eu acho engraçado um cara como você, com essas ideias que você tem. Estudando pra ser a...Fita adesiva desse sistema. Porque convenhamos... As pessoas piram graças ao sistema, e então vão parar num psicologo. Aew eles vão se tratar para se tornarem aptos novamente a estar no sistema e pronto.

Guga, você está estudando pra ajudar aquilo que você critica. Divergente não?

Gustavo disse...

É divergente sim negão. POrque a mizéria do povo entende aquilo que se escrito cada um a sua maneira e o uso de maneira que lhe é conveniente as teorias que foram escritas pelo que aprendi não foram feitas para serem usadas como ferramentas de manipulação.
Muitos em meu curso estão fazendo aquilo que você disse no final pai.
Mas eu to fazendo o impossivel para ver um meio de reformular meu pensamento pois ele é ajudar o outro, porque ele não se sente bem, porque ele vê que há algo de errado com ele, não porque alguem o disse que tem.
Nós seres humanos sabemos e usamos de ferramentas de manipulação e ao meu ver isso é errado, uma pena que todos não pensam assim e como haveriam de pensar em uma sociedade que reforça esse tipo de comportamento.

CL disse...

Guga, o que, ao fim, gostaria de dizer é que:

Você tem uma capacidade rara de adquirir a confiança e também de inspirar as pessoas. Acho que você vai dar um baita de um psicologo. Caso você escreva um livro, prometo comprar.

Mas não trabalhe pra alimentar o sistema. Trabalhe pra ajudar as pessoas. Só \o/, abraço.